Jornada de Transformação Digital - Fiesp Senai Sebrae

FIESP, SENAI-SP e SEBRAE-SP unem forças para fazer o maior programa de transformação digital da história de São Paulo. Com capacidade para atender 40 mil micro, pequenas e médias indústrias, a Jornada de Transformação Digital vai atender empresas de todos os segmentos industriais, com diferentes níveis de maturidade tecnológica, em oito etapas de consultoria e treinamento.

Etapas da Transformação Digital

Indústria mais digital, mais produtiva e mais competitiva
Etapa 1 Jornada Digital
Etapa 2 Jornada Digital
Etapa 3 Jornada Digital
Etapa 4 Jornada Digital
Etapa 5 Jornada Digital
Etapa 7 Jornada Digital
Etapa 8 Jornada Digital

CASES

AGENDA

O Road Show da Jornada de Transformação Digital já está na estrada! Acompanhe a agenda e descubra quando o evento estará na sua região. No Road Show, você poderá assinar o aceite para a Jornada de Transformação Digital e contará com a ajuda de consultores, que estarão disponíveis em um escritório móvel para esclarecer todas as suas dúvidas.

Data Local
10/06 Rio Claro
01/07 Botucatu
06/07 São José dos Campos
08/07 Indaiatuba
31/08 Jundiaí
02/09 São Carlos
09/09 Americana
28/09 Campinas
04/10 Capital
06/10 Diadema
18/10 Sorocaba
a definir Alta Noroeste (Araçatuba)
a definir Alta Paulista (Marília)
a definir Alto Tietê (Mogi das Cruzes)
a definir Araraquara
a definir Bauru
a definir Bragança Paulista
a definir Castelo (Osasco)
a definir Cotia
a definir Cubatão
14/10 Franca
a definir Guarulhos
a definir Jacareí
a definir Jaú
a definir Limeira
a definir Matão
a definir Noroeste Paulista (São José do Rio Preto)
a definir Piracicaba
a definir Presidente Prudente
a definir Ribeirão Preto
a definir Santa Bárbara d'Oeste
06/10 Santo André
a definir Santos
06/10 São Bernardo do Campo
a definir São Caetano do Sul
a definir São João da Boa Vista
a definir Sertãozinho
a definir Taubaté
a definir Vale do Ribeira

FAQ


A Jornada de Transformação Digital é um programa criado pela FIESP, pelo SENAI-SP e Sebrae-SP para atender micro, pequenas e médias indústrias em oito etapas de consultoria e treinamento rumo à Indústria Inteligente. A jornada busca aumentar a competitividade e a produtividade da indústria e atende empresas em diferentes níveis de maturidade digital.

A jornada não é um curso, é um programa de transformação digital que combina soluções de tecnologia e educação. As ações com foco tecnológico são feitas por meio das consultorias, que identificam oportunidades de melhoria e digitalização para potencializar o desenvolvimento das indústrias. De forma complementar às consultorias, aparece a educação: oferecemos a entrada em cursos que servem como capacitações para os colaboradores melhorarem o desempenho em suas funções e acompanharem as inovações propostas pela jornada. A definição das consultorias e cursos é personalizável de acordo com a necessidade de cada empresa e será indicada pelos consultores técnicos do SENAI-SP que realizam o atendimento da indústria, sempre de acordo com o diagnóstico realizado e a etapa em que ela está na jornada.

O tempo de duração da consultoria e da implementação de projetos varia de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada indústria, tanto para o acompanhamento das visitas quanto para a execução das ações recomendadas pelos consultores.

Você não tem custo para entrar na jornada. As consultorias são 100% gratuitas para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, financiadas com recursos do SENAI-SP e do Sebrae-SP. Lembrando que somente serão subsidiadas as horas técnicas dos consultores; qualquer investimento que se faça necessário na indústria, durante as consultorias, deverá ser arcado pela empresa participante.

Após realizar a sua inscrição em nosso site, um consultor especializado entrará em contato para atender a sua indústria e realizar um diagnóstico inicial, momento em que são levantados pontos de melhoria e oportunidades com olhar de transformação digital para a sua indústria.

Acesse https://jornadadigital.sp.senai.br, clique em “tenho interesse” e preencha o formulário com os dados solicitados. Em breve, um consultor especializado entrará em contato com você.

Qualquer empresa com CNAE Industrial Primário é elegível à participação na Jornada de Transformação Digital. Não há um processo de priorização por porte ou segmento. A partir do momento em que a empresa se inscreve no site, nossas unidades têm até 72h para entrar em contato.

Após as etapas iniciais – 1 e 2, Diagnóstico e Estratégia, respectivamente –, a participação na jornada objetiva ganhos de pelo menos 20% na produtividade da sua indústria, porém os resultados podem variar de acordo com o nível de maturidade digital de cada indústria.

1. Diagnóstico: identificação de oportunidades para melhorias nos processos de negócios, envolvendo gestão e estratégia, operações de vendas e desempenho, pessoas e finanças, além das tecnologias da indústria.

2. Estratégia: redefinição do modelo de negócios.

3. Otimização de processos: revisão de processos, com a aplicação de conceitos e ferramentas de manufatura enxuta e eficiência energética.

4. Mapeamento: avaliação da maturidade tecnológica da empresa, planejamento estratégico de transformação digital e orientação para captação de recursos em linhas de fomento e financiamento através de um roadmap tecnológico rumo à indústria inteligente.

5. Automação: consultorias para definir e aplicar hardwares e softwares industriais e projetos de automação industrial.

6. Digitalização: implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

7. Integração: consultorias para digitalização e para realizar as integrações verticais e horizontais da cadeia produtiva.

8. Indústria Inteligente: desenvolvimento de soluções inteligentes que possibilitem capacidade preditiva e a adaptabilidade de processos industriais.

Sim, você pode participar de uma ou mais etapas da jornada.

De acordo com o nível de maturidade de organização do processo produtivo e da atual aderência aos conceitos de automação e digitalização, a sua indústria pode iniciar a participação em etapas intermediárias da Jornada de Transformação Digital, sem obrigatoriedade para que cumpra ou passe por todos os passos da trilha tecnológica. Lembrando que a sua indústria sempre será avaliada a partir da primeira etapa, de Diagnóstico, e a partir de então desenha-se o plano de ação que indica todas as etapas a serem cumpridas e as melhorias a serem implantadas.

Não necessariamente. Muitas empresas atendidas pela jornada alegam ter visto melhorias em seus processos sem nenhum investimento, enquanto outras investem em tecnologias e melhorias apontadas pelas consultorias e dizem receber retorno pouco tempo depois da implementação. Grande parte dos impactos imediatos acontece a partir de economias simples e investimentos de baixo custo.

A partir da execução de consultorias nas etapas 3 (Eficiência Energética) e 4 (Mapeamento), nossos consultores terão conhecimento suficiente sobre as empresas para apoiá-las em busca de fontes de fomento e/ou financiamento.

CONTATO

Para saber mais e tirar dúvidas sobre a
Jornada de Transformação Digital, entre em contato com a gente

INFORMAÇÕES